sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Disfarce e esconda os braços....elegantemente!!!

Muitas mulheres, ás vezes até jovens e magras, não gostam de usar vestidos de alçinha, tomara-que caia, frente única e sem mangas porque acham seus braços grossos ou finos demais;  flácidos  ou com celulites, etc...
Mas, quando a roupa é de festa, o que fazer?? A maioria dos vestidos chiques são de alças, sem mangas para não carregar a produção.
A solução é então, recorrer as tradicionais écharpes que já se tornaram tão comuns, batidas e são incomodas porque ocupam as mãos para segurá-las.
Mas, nada como a criatividade e o bom gosto para tampar os braços de forma elegante, leve e que deixem as mãos livres para comer, dançar e cumprimentar.
O blog Loreta Zardo  mostra nesta matéria vários tipos de "truques" para voce que esconder os braços sutilmente de maneira que enfeitem e valorizem ainda mais sua produção, deixando-a á vontade e elegante. Confira.

Capa - do mesmo tecido  e cor do vestido ou mesmo em ton-sur-ton, presa na altura do pescoço, no comprimento do vestido. Fica um charme e tampa os braçso. Pode ser usada com vestido curto também (no mesmo comprimento)

Echarpe- A tradicional écharpe pode ganhar um glamour diferente se for presa na cintura, tendo como acabamento uma flor da mesma cor ou um broche  em strass, dourado ou prata. Pode ser uma echarpe curta que termine na altura do quadril ou longa (no  mesmo comprimento do vestido).

Um mini bolero: para o frio: veludo, plush ou  pele fake  e para o calor: palha de sêda, filó com strech  ou  tafetá. Escolha um tom do vestido ou um sur ton e até mesmo uma cor que vá combinar com os sapatos ou bolsa. No verão pode  ser de manga curta, aberto na frente,  sem gola e sem forro.

Várias capas lindas e elegantes que dão movimento e um up na produção. Capas em forma de lenço (quadradas) que podem ter aplicações  ou bordados. Se não encontrar um tecido da mesma cor do vestido, use a cor dos acessórios e faça aplicações ou bordados da cor do vestido.
Capa retangular deixam os braços cobertos até o cotovelo; podem ter bicos na frente, prêsas só no punho ou mesmo soltas. Um luxo.

                                      
   A primeira e ultima foto acima, mostram dois modelos lindíssimos que deixam o vestido de festa mais rico e luxuoso: 1a. o tecido é usado em toda sua largura, colocada nos ombros e prêsa  no vestido atrás. Simples assim. O segredo é prender bem justo aos ombros e deixá-la esvoaçante, no mesmo comrpimento do vestido. 2a. o tecido retangular tem as pontas cortadas  mais curtas na frente;  é vestida pela cabeça, tampa os ombros e os braços deixando-os ao mesmo tempo livres.                                      
                        
As tres echarpes do meio, são as tradicionias que geralmente vem acompnhando o vestido. São incomodas  e já estão um tanto batidas.

Vejam que luxo essa opção: bleiser que pode ser de tafetá, sem gola, mangas 3/4, abotoado somente com um botão na altura da cintura. Pode ser usado com vestido de alça  ou  tomara que caia. A cor deve ser a mesma dos acessórios (sapatos e bolsa)  ou em um tom  que deixe a produção leve (evite cores escuras como preto, marrom). Caso o vestido seja de tafetá, o bleiser deve ser de paetê  ou  de um tecido com brilho. 

                                
 Para um dia frio, o bleiser em cima do vestido bordado é uma solução elegante desde que seja de tafetá, microfibra de seda. Deve ser comprido  e acinturadocomo o da foto,  tendo em vista que o vestido é curto. Mas, atenção, um bleiser assim só é permitido desde que o vestido  seja ou tenha detalhes em bordados  (para ser usado numa festa).


Vestidos com mini- manguinhas. Os modelos acima são indicados para jovens mas, as de mais idades também podem recorrer as mini-mangas desde que o vestido seja um tubinho reto Para não  ficar muito esportiva, a mini-manga pode ser de renda, bordada ou com um brilho no acabamento.

Vestidos de manga longa são permitidos desde que sejam de tecidos que tenham muito caimento para não ficar aquela coisa engomada, dura. Deve ser colada - ou quase- ao braço  para não envelhecer e nunca transparentes. O vestido não  pode ser  armado ou rodado para não ficar carregado.Nem toda mulher pode usar um vestido  longo com manga longa  a não ser que tenha um porte elegante.

No início de outubro fui a um casamento em Curitiba e como soube que estava friozinho, improvisei uma max-echarpe. Comprei  3 metros de palha de sêda  na cor aproximada do vestido, mandei fazer barra de lenço e enrolei no corpo, jogando o lado direito sobre o esquerdo e voltando com ele sobre o lado direito novamente. As pontas laterais ficaram um pouco mais longas que o vestido. Além de tampar os braços  e aquecer, ficou um complemento lindo e chique.
Já  minha tia Vera usou um vestido  com mangas transparentes longas e toda bordada. Minha prima Nega, usou uma echarpe no estilo tomara caia, presa com um broche no lado esquerdo da cintura.


Dificilmente você achará um vestido de  festa de mangas longas ou até mesmo curta. Vai da sua criatividade em adaptá-lo com as dicas acima. E...sucesso!!!!

Um comentário: