sexta-feira, 1 de julho de 2011

A ARTE DE PRESENTEAR

                                                                 

                                                                

Presentear é uma arte!! Não depende de ter ou não bom gosto e sim de sensibilidade. Quem sabe presentear geralmente são pessoas observadoras  que analisam ou procuram saber  sobre o gosto, manias  e preferências de quem vai receber o presente. E sempre acerta  sem ter que desembolsar muito dinheiro.É questão de tato!!
Quem já não detestou ou riu ou mesmo ficou indignado com um presente que recebeu?? Costumo dizer que o presente é a mensagem que você envia para a pessoa  que vai recebe-lo do que ela significa para você.  Dar qualquer coisa é pior do que  não dar nada!! Chegar na comemoração do aniversário de alguem de mãos abanando além de ser falta de educação, significa pouco caso  em relação ao aniversariante que mostrou considerá-lo ao convidá-lo para o evento. E quando o convidado diz: " o presente vem depois, hoje foi muito corrido "?!!! Que coisa mais indelicada!! Afinal, com certeza você foi convidado com antecedência  então, dizer que  "não teve tempo"  de providenciar um presente,  é o mesmo que enviar a mensagem:  não dei a mínima importancia para você e sua comemoração!!!
Muitas vezes ouvimos o tradicional "chavão": não sei o que dar para  fulana (o). Ele (a) tem de tudo!!!! E aí dão presentes que não tem nada a ver  com quem o recebe; presenteiam errado.  A dica é observar o que "fulano(a)" mais usa, o que mais tem  ou coleciona ou gosta,  e presenteá-lo com aquilo.Assim não tem perigo de errar. E nunca é demais.
Porém, existem certos ítens que jamais devem ser dados de presente, seja em aniversário, natal, amigo oculto e dia das mães ou pais a não ser que o presenteado tenha pedido. Caso contrário, risque esses ítens de sua lista de presentes.
      
                                       FLORES, RAMALHETES E VASOS DE FLORES       






                                                            

Não se deve dar -Flor, vaso de flor  e ramalhetes, não  são presentes. Nada mais deselegante do que chegar á uma comemoração com um vaso de flor ou ramalhete à tiracolo. Voce envia a mensagem  de  que não teve tempo, paciência ou  trabalho para escolher  e comprar um mimo para o aniversariante, então na hora de ir para o evento passou na floricultura.
O vaso de flor ou ramalhete só devem ser enviado caso você não vá à comemoração, acompanhado de um cartão  pedindo desculpas pela ausência e agradecendo ao convite. Deve ser enviado antes do evento  acontecer.


                                                          SHAMPOOS, CREMES E SABONETES

                                                      


                                                                
Não se deve dar- SABONETE, SHAMPOO, CREMES- Por mais caro ou de griffe que sejam, sabonetes, shampoos e cremes são ítens muitos pessoais que jamais devem ser dados como presentes. Leve em consideração que quem vai receber pode  ser alérgico ao componente do produto; pode usar só manipulados ou mesmo não se agradar da marca  e do perfume. Os kits de sabonete, shampoo e cremes podem ser lindos mas, jamais devem ser dados como presentes em datas como aniversários, natal, dia das mães e dos pais. É permitido trazer de viagem para um amigo, se for  muito especial ou raro de se encontrar ou de uma marca famosa. Dar esses ítens,  passa a mensagem de falta de criatividade e interesse em presentear bem

Não se deve dar -Sais para banho- a não ser que voce tenha certeza que a pessoa tem banheira em casa. Se não onde ela vai colocar esses sais?? Torna-se um presente inútil!!!

                                           CDS, DVDS  E LIVROS
                                                        


                                                                   

Não se deve dar- CDS, DVDS e LIVROS-A não ser que o presenteado seja um intelectual e goste muito de ler então procure saber qual livro ele não tem, seu estilo de leitura  e o que está pretendendo ler futuramente. Os  Cds e DVDs então, são perigosos de se dar a não ser que você tenha certeza que quem vai ganhar ainda não tem aquele exemplar e principalmente se tem o hábito de ouvir  e ver  cds e dvds.
É um presente excelente e mais indicado para homens  e quando acertado, passa a mensagem  de que voce tem apreço pela pessoa a ponto de pesquisar seu gosto e o fato dele ter ou não o exemplar.
 Evite dar para as mulheres, elas acham muito simples e insignificante.


                                                             BOMBONS


                                                     



Não  se deve dar-BOMBONS-  Já pensou presentear um diabético com uma caixa de doces ou bombons? Ou uma pessoa que está em dieta?! Mesmo que o presenteado seja chocólatra, informe-se primeiro de sua disponibilidade em comê-los, ou seja: se não está probibido seja por motivo de saúde ou estética. E se ele estiver liberado, procure marcas boas, finas e de griffe!!! Dar uma caixa de bombons "garoto" ou "bis"  ou "nestlé" é ridículo.Dar bombons passa a mensagem de intimidade e carinho, mas informe-se primeiro  se o presenteado gosta e pode.


                                             ARTIGOS PARA CASA

                                                          

     
Não  se deve dar-ARTIGOS PARA CASA-Só dê coisas para casa se o presenteado gostar muito ou pedir. Mas preste atenção:  prefira peças decorativas, que combine com a casa do presenteado; que ele  tenha  onde colocar e que seja de excelente qualidade, peças finas de cristal, murano, porcelana  boa, etc...  Se for para dar qualquer coisa, escolha outro ítem.

                                           AGENDAS, ALBUNS E PORTA-RETRATOS

                                                            
                                                          
                                                      



Não se deve dar- AGENDA, ALBUNS DE FOTOS E PORTA-RETRATOS-A não ser que a agenda seja eletrônica e de ultima geração. Nem todo mundo usa agendas pois com a tecnologia tão adiantada, elas estão sendo substituídas pelos modernos Iphones e além do mais, é uma coisa que se ganha muito de empresas, fornecedores, etc...Porta-retratos e albuns de fotos só dê, se você tiver certeza que quem vai receber curte espalhar fotos pela casa . Então, escolha um digital ou diferente, de boa qualidade, fino e entregue de preferência já com uma foto do presenteado. Album de foto já está demode quase ninguem mais usa fotos de papel. Dar qualquer agenda ou porta-retrato e album passa a mensagem de falta de originalidade, de vontade de procurar algo que seja a cara do presenteado.

                                               DICAS DO QUE SE DEVE DAR







                                                                      



Sugestões de presentes femininos e masculinos para não errar: perfumes importados; estojos de maquiagens importadas e anti-alérgicas; carteiras boas, de qualidade; bolsas; bijux, semi-jóias e jóias sempre observando o estilo de quem vai receber; um bom óculos de sol, desde que combine com o tipo da pessoa; pijamas; baby dolls e camisolas; conjuntos de calçinha e soutien; relógio, não precisam ser de marca e sim, de boa qualidade; uma boa necessaire, pantufas; gravatas; écharpes; lenços de sêda para cabelos e pescoço; chinelos para quarto.
Lembre-se:o presente que voce dá, diz o que a pessoa que recebe significa para você. Dê sempre o que voce gostaria de ganhar. Nunca dê uma coisa de qualidade duvidosa !

Nenhum comentário:

Postar um comentário