segunda-feira, 18 de julho de 2011

DANÇATERAPIA - VOCE CONHECE?

                                                                                                
Nascida em Campo Grande, filha do conhecido e badalado casal Rosana e Claudio Razuk, a menina de traços e gestos delicados, Silvia Razuk , mudou-se para São Paulo ainda adolescente para estudar! Fez faculdade de Dança na Universidade Anhembi Morumbí e depois foi para Milão onde morou durante quase dois anos e aperfeiçoou-se em Dançaterapia na Associazione Sarabanda.
Aqui no blog, ela fala sobre a Dançaterapia, uma arte que vem fazendo sucesso não só como dança mas também como uma terapia de auto conhecimento. Leia,  com certeza voce vai se interessar , gostar e quem sabe, tornar-se uma adepta!


                                                   
O QUE A LEVOU A ESTUDAR DANÇATERAPIA? - Durante a faculdade  senti que a Dança mobiliza muitos conteúdos emocionais e psíquicos. Como a faculdade não tem objetivo terapeutico então, não oferece esse respaldo aos alunos. Por isso busquei a psicoterapia mas, sempre pensando que deveria existir alguma coisa que ao mesmo tempo que mobilizasse  a emoção através da Dança, oferecesse também suporte terapêutico. Assim cheguei  à Dançaterapia.

O QUE É DANÇATERAPIA?- É uma terapia que através da expressão da  dança e do movimento existente em cada pessoa, busca promover o autoconhecimento partindo do princípio básico que é reativar o prazer de se mover. A dançaterapeuta  italiana Elena Cerruto que desenvolveu sua própria metodologia de Dançaterapia, a define como " a dança na sua forma mais simples; a linguagem das emoções profundas".

                    
QUAL O OBJETIVO DA DANÇATERAPIA? - O ser humano, seu corpo, sua fisiologia, foram feitos para o movimento e  a Dançaterapia tem como  objetivo reativar o prazer  em se mover  e em dançar que é um prazer inerente ao ser humano  que com o passar da vida deixa de lado. Além disso, a Dançaterapia tem outro objetivo:  reavivar o prazer de se relacionar   com nós mesmos e com outras pessoas  tendo em vista que fomos feitos para viver em comunidade, para nos relacionarmos a através da Dançaterapia essas relações podem se tornar mais saudáveis.

QUAIS OS BENEFÍCIOS QUE TRAZ PARA O CORPO E MENTE?- Somos espírito, alma e corpo portanto benefícios físicos interferem nos benefícios mentais/emocionais e vice-versa. Didaticamente os benefícios físicos são relaxamento de musculaturas enrijecidas; melhora na flexibilidade corporal; melhora na qualidade de respiração; melhora na qualidade da crculação sanguinea; proporciona ao corpo  a aquisição de uma nova elasticidade e habilidades de movimentos sem dores e sem traumas. Os benefícios emocionais/mentais são muitos:  auto-conhecimento físico e emocional, o que melhora a consciencia de sí mesmo; auto-percepção; estimula a criatividade; proporciona a aceitação e o respeito ao próprio rítmo interno e ao rítmo dos outros; facilita e estimula a integração social;  facilita a expressão de sentimentos  muitas vezes difíceis de serem colocados; proporciona a aceitação e valorização das diferenças; melhora a auto confiança, a auto estima, despertando o "sim, eu sou capaz!"
A Dançaterapia por respeitar  muito a autenticidade de cada pessoa, proporciona muitas vezes benefícios que só a pessoa poderá identificar.           



QUEM PODE FAZER DANÇATERAPIA?-  A Dançaterapia se encaixa a qualquer ser  vivo......não se restringe a um público específico. Podem fazer crianças,  adultos, idosos, pessoas com deficiências físicas ou mentais....A dançaterapeuta  Maria Fux costuma dizer que não existe um ser diferente pois somos todos diferentes!!

QUAL  O TEMPO DE DURAÇÃO?- Na Dançaterapia não falamos em "aulas" mas em encontros, percursos de Dançaterapia ou workshops  que podem acontecer em vários formatos dependendo das possibilidades, do local e do público. Tem workshops com duração de 4 horas vividos no mesmo dia como os que ue ministro em São Paulo e os de 16 horas como vários que participei em Milão durante minha formação.
O workshop que ministrarei em Campo Grande nos  dias 23 e 24 próximos será de 7 horas divididos em 2 dias.
A extenção do curso depende de qual contexto a Dançaterapia está inserida e qual a necessidade do participante. Ex: em asilos, o trabalho é constante ou seja, o tratamento dura até que o idoso venha a falecer. Existem grupos de adultos que tem a duração de 1 ano, 6 meses ou até percursos breves de 8 encontros.

       
    TEM QUE TER ALGUM    CONHECIMENTO OU PRÁTICA EM  DANÇA?  Não. O  único pré-requisito que a Dançaterapia requer é a vontade  de se conhecer um pouco mais ou simplesmente a curiosidade de conhecer a Dançaterapia.


QUAL A IDADE MÍNIMA E MÁXIMA  PERMITIDAS PARA FAZER A DANÇATERAPIA?
Não existe restrição de idade.

ONDE SERÁ O CURSO EM CAMPO GRANDE?   Em Campo Grande o encontro acontecerá no espaço da Comunhão Cristã - Vida Nova, que fica na rua Antonio Arantes 268, bairro Cachoeira. Será nos dias 23 (das 14 às 18 horas) e 24 (das 9 às 12horas). O valor é de r$ 120,00. Informações pelo telefone: 9650-7414.

QUEM PODERÁ FAZER?  Este workshop será direcionado para adultos, homens e mulheres acima de 18 anos.        


QUAL A ROUPA APROPRIADA?  Roupa confortável, solta,  que não impeça os movimentos.
Taí uma boa dica para este final de semana: participar deste workshop de Dançaterapia que Silvia Razuk está trazendo do primeiro mundo para nossa Capital.  Vamos movimentar nosso corpo e expandir nossa mente. Eu recomendo e vou fazer!!1
                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário